domingo, 25 de outubro de 2015

ESCLARECIMENTOS ACERCA DA SOLENIDADE DO CULTO CRISTÃO


Recentemente, estive pensando sobre algumas instruções práticas para a Igreja sobre como devemos nos comportar nas reuniões cristãs de modo a justificar o que chamamos de "solenidade" do culto.

Então, elaborei alguns pontos que têm nos ajudado a refletir sobre o tema, e que compartilho agora:

1. O culto público é um exercício racional e espiritual que exige atenção. Em favor da edificação, um ambiente tranquilo é desejado. A concentração, portanto, deve ser respeitada e protegida contra possíveis distrações.

2. O culto todo é uma solenidade. Há, porém, momentos especialmente solenes em que a serenidade deve ser ainda mais resguardada, a saber: as leituras bíblicas e as orações.

3. Em tais momentos, o ruído, o trânsito, e as conversações devem ser rigorosamente evitados, bem como qualquer comportamento que atente contra a ordem e decência (1Coríntios 14).

4. Desestimulamos o uso de aparelhos eletrônicos. E censuramos a irreverência daqueles que insistem em manter ativados seus recursos de telefonia e internet na hora do culto. Recomendamos que se desligue o aparelho ainda antes de adentrar ao templo.

5. Não obstante, é necessário enfatizar que “solenidade” jamais deve ser confundida com “enfado” e “frieza”. O culto cristão é uma celebração de júbilo (Salmo 100) que deve promover satisfação, contentamento, bem-aventurança e ânimo para a alma. Segundo a Escritura, o culto é uma FESTA SOLENE que alegra o coração do povo de Deus (Sl 122).

Nenhum comentário:

Postar um comentário