sábado, 28 de março de 2015

OS DEZ LIVROS QUE TODO CRISTÃO JÁ DEVERIA TER LIDO

John Bunyan (1628-1688)

Não importa se você passou pelo novo nascimento há duas semanas ou se você é um veterano da fé cristã: se você ainda não leu esses livros, deveria colocá-los como sua prioridade:

1
John Bunyan
O Peregrino
1678
2
John Stott
A Cruz de Cristo
1986
3
C. S. Lewis
Cristianismo Puro e Simples
1952
4
John MacArthur
O Evangelho segundo Jesus
1988
5
Lewis Bayly
A Prática da Piedade
1613
6
Martin Lloyd-Jones
Estudos no Sermão do Monte
1959
7
desconhecido
Didaquê
Séc. I
8
John Foxe
O Livro dos Mártires
1563
9
Santo Agostinho
Confissões
398
10
Anthony Hoekema
A Bíblia e o Futuro
1979

É óbvio que a lista acima representa a minha opinião. E eu ficarei feliz se você contribuir com outras sugestões lá embaixo nos comentários. Eu mesmo tenho uma lista com mais 30 títulos daquilo que considero elementar para qualquer cristão, mas a verdade é que eu precisava me concentrar em 10 títulos para tornar o post algo realmente prático. 

Antes que alguém se queixe da ausência de van Groningen, Schaeffer, ou outros igualmente célebres, devo esclarecer que minha pretensão foi sugerir uma meta elementar tanto para um novo convertido como para um presbítero emérito. Além disso, eu precisava compor uma lista com livros que até mesmo alguém com pouco hábito de leitura fosse capaz de compreender o que lê. Não dá pra incluir Dante Alighieri, com a sua Divina Comédia, ou João Calvino com as Institutas da Religião Cristã.

O mais importante é se estabelecer qual é o tipo de leitura com que um bom cristão deve se ocupar. Infelizmente, não é difícil encontrar evangélicos que leem mais de 12 livros por ano, sem sequer conhecer qualquer um dos autores acima. Mas o que é realmente triste é ver gente que já está com a alma repleta dos falsos ensinos de Benny Hinn, T. L. Osborn, Kenneth Hagin, Joyce Meyer, Rebecca Brown, Neuza Itioka, Valnice Milhomens, e tantas outras misérias gospel, e que nunca sequer pensaram em ler livros verdadeiramente cristãos.

Existe também o caso daqueles que não tropeçam em heresias, mas suas leituras se limitam a autores altamente comerciais, tais como Stormie Omartian, Rick Warren, Max Lucado, Silas Malafaia, etc., sem, contudo, nunca terem ouvido falar em John Stott, Martin Lloyd-Jones ou Jonathan Edwards. Isso também é muito triste.

Em resumo: se você nunca leu um livro cristão, aí está um bom começo. E, se você é alguém que lê muito, porém, nada dessa lista, então, já passou da hora de começar.

Por último, por que a Bíblia não está na lista? Eu não me permiti incluir a Bíblia, porque a meu ver seria como igualá-la a livros comuns. É claro que os títulos mencionados são grandes obras da literatura cristã, mas a Bíblia é a revelação divina. Sim, seus autores são humanos, mas foram inspirados pelo Espírito Santo. Por trás dos autores humanos, está o grande e verdadeiro autor da Bíblia, que é o próprio Deus.

Se você é crente, o desejo de ler a Bíblia tem de te consumir, ao ponto que se torne um hábito diário pelo resto de sua vida. Se você é cristão e ainda não faz isso, há sérias razões para você mesmo questionar a autenticidade de sua fé. A Escritura Sagrada é o alimento da nossa alma. Ela não é um mero livro, ela é a Palavra de Deus.

Volte aqui e dê o feedback se você realizar alguma das leituras sugeridas! E que o seu esforço seja recompensado com muito crescimento vindo da parte de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário