quinta-feira, 9 de abril de 2015

QUEM É O DEUS DOS CRISTÃOS?

por Charles Sherlock



“A fé cristã está fundamentada no Deus revelado em e através das Escrituras. O centro e o clímax da apresentação escriturística de Deus é Jesus Cristo. Os cristãos não somente contam com Jesus para lhes ensinar sobre Deus, mas também o reconhecem como seu Senhor, como Deus que veio viver conosco (1Co 12.1-3; Jo 1.1-18). Os cristãos oram em e através de Jesus, encontram perdão para os seus pecados através dele, contam com ele para dirigir sua vida, e até mesmo creem que tudo o que existe envolve a atividade de Cristo (Hb 10.19-25; Cl 1.15-20). Em resumo, Jesus Cristo é 'a imagem do Deus invisível' (Cl 1.15), 'a imagem de Deus' (2Co 4.4), o único ser humano que nos mostra o que é a verdadeira humanidade e a verdadeira divindade. Tratar esse assunto com seriedade tem levado os cristãos a reconhecer que Deus é o tipo de Deus que desde a eternidade podia assumir nossa natureza humana em uma vida pessoal.

[...]

“Esse Pai celestial cuida de todos os seus filhos, é generoso, perdoador, justo e fiel (Mt 6.1-18). Esse quadro contrasta marcadamente com a ideia popular de Deus como distante, uma divindade despreocupada, indiferente às necessidades humanas.

“[...] A fé cristã nomeia Deus como 'Pai, Filho e Espírito', a Trindade Santa. Por isso, o batismo, sinal e selo da identidade cristã, é em (lit.) 'o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo' (Mt 28.20). Como já foi dito, os cristãos não oram a uma divindade distante, mas em e através de Cristo, no Espírito, ao seu Pai celestial. A natureza do único e verdadeiro Deus é mais profunda, santa e mais bonita do que a divindade plana e descaracterizada que muitas pessoas imaginam com 'Deus'. A unidade divina é mais parecida com a harmonia íntima de uma família ou de um grupo de amigos do que com a semelhança bruta de um bloco de gelo. Somente a respeito desse Deus trinitariano nós podemos dizer: 'Deus é amor' (1Jo 4.16). E quando nós começamos a pensar sobre o ser humano como sendo 'feito à imagem de Deus', essa visão de Deus faz uma grande diferença.”

SHERLOCK, Charles. A Doutrina da Humanidade. Cultura Cristã. pp.19-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário